Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cansei, mais uma meta p/ 2012

Hoje de manhã foi a gota d'água. Sai eu e minha irmã para passear com as 4 dogas (Flora, Pit, Lola e Paty). Eu estava levando as minhas 3 e minha irmã estava levando a dela, Paty. Flora e Pit sempre andam atrás, calmamente. Elas são o total oposto da Lola. Já que a Lola anda na frente, puxando. Hoje foi a gota d'água. Eu já estava voltando da rua com elas e a Lola estava com aquela "coleira grande" (aquela coleira que estica -não costumo sair com ela com aquela coleira só quando é para dar uma volta no quarteirão, como hoje de manhã, só para ela ter um pouco mais de liberdade que o normal) e eu travei a coleira com uma certa distância a Lola me puxou e eu simplesmente esqueci que tinha um degrau que eu tinha que subir, fui direto de joelho no chão. Fui para casa toda ralada, irritada e frustrada por conta disso. Se ela estivesse ao meu lado sem puxar e com calma nada disso teria acontecido... Então essa será mais uma de minhas metas para 2012: ensinar a Lola a andar na rua.
Ela sabe e não sabe. Sabe porque se comporta na coleira e tals, mas ao mesmo tempo não sabe, porque anda na rua como louca na frente puxando. Já falei aqui no blog que para Lola tem uma solução para ela andar do meu lado sem puxar, o peitoral. É nesse post inclusive falei que isso é bizarro, porque no geral os cães com o peitoral a tendencia é ser o totalmente o inverso. Vocês devem pensar: "Se a Lola não puxa com o peitoral por que você insiste em andar com ela de coleira de pescoço?" A resposta é simples: Porque nem sempre eu saio com ela de peitoral visando que a coleira de pescoço é bem mais pratica de tirar e tals. Ela tem que aprender a andar tanto de coleira de pescoço quanto de peitoral. Hoje por esse acontecimento do meu tombo foi a gota d'água. Até o final de 2012 ela vai aprender a andar ao meu lado de enforcador, coleira de pescoço, peitoral, o que seja. Vou ter muito trabalho com isso. Vou começar do 0 agora. Daqui pra frete vou ter que passar a andar com clicker e petisco, porque muito trabalho de base eu vou ter pela frente. Além de que nisso tudo eu vou trabalhar mais comandos básicos com ela na rua porque nisso tudo eu acho importante ela ter os comandos básicos mais do que grifados na cabeça dela. E com ela tento todo um fundamento mais do que grifado na cabeça dela aos poucos posso ir dando mais liberdade. Liberdade que digo é usar a "coleira grande" com moderação, tipo ela andar na frente mais não tããããão na frente e quando eu chamar ela vir na hora, andar digo sempre atenta a mim com a coleira que estica porque ela as vezes se "desliga" um pouco (não muito) com a "liberdade". Vou ter muito trabalho pela frente, mais o trabalho todo no final vai valer apena, vai valer MUITO apena...

*Foto daqui*

4 comentários:

  1. Tenta usar esta aqui a

    Peitoral Easy Walk

    http://www.bitcao.com.br/description.php?II=177

    Eu acho que pode dar certo neste caso

    ResponderExcluir
  2. Vc pode tentar a Easy Walk, que é muito boa, ou a Gentle Leader/Halti, que são coleiras colocadas na cabeça do cachorro. Dizem que as três são muito boas e até "milagrosas" para acabar com esse problema, embora eu não tenha garantia pois nunca usei =/

    E o bom das GLs e das Haltis é que podem ser utilizadas juntamente com a coleira e guia normal, e são bastante práticas.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que coleira não seja o problema. O problema mesmo é que ela pensa que é a lider da matilha, pode não pensar todo o tempo, mas durante as caminhadas pensa.
    Sofia também agia assim até que comecei a treina-la com o "meia volta" (tá bom, o nome foi eu que inventei). Funciona assim: vá caminhando normalmente enquanto ela estiver do seu lado, dai se ela for para a frente você dá meia volta e continua caminhando, quando ela virar de novo você faz a mesma coisa. Depois de um tempo ela vai entender que tem que caminhar ao seu lado, senão não andará para a direção que quer.
    É um pequeno truque que pode fazer uma grande diferença, e não machuca o cachorro, já que você não vai ficar puxando a coleira até enforcar ela. rsrs
    Admito que pago mico andando pra lá e depois pra cá no meio da rua, mas vale muito a pena.
    Sofia ainda puxa as vezes (mas é muito raro), e quando puxa eu dou meia volta e sigo. O treinamento dela já está no finalzinho. Admito que AMO essa técnica. hehe Tenta com a Lo, quem sabe não ajuda?

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. O meu comentário acima acabou virando quase um post. kkk

    ResponderExcluir