Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

1 ou 2 garrafas pets = 1001 utilidades

Para dar uma variada nos assuntos daqui, hoje pensei em fazer um post diferente dos que tenho feito ultimamente. Hoje quando terminei o jantar e estava tirando a mesa percebi que a garrafa de coca-cola tinha acabado. Como eu sei que a Lola adora qualquer tipo de brinquedo joguei as gotinhas de coca que ainda restavam fora, tampei a garrafa de uma forma meio "amassada", tirei o adesivo e joguei para ela brincar. Como sempre ela curtiu muito a garrafa (não é a 1ª vez que uma garrafa pet vira brinquedo para ela). Dai veio essa ideia do post, lembrei de uma foto que tinha visto no facebook a um tempinho atrás, um outro artigo que tinha lido a um tempo atrás no site da Tudo de Cão e dai juntou uma ideia na outra e um projeto de post surgiu na minha cabeça.. Abaixo segue algumas opções de como você pode reciclar algumas garrafas pets para os próprios pets!

*Comedouro

Essa foto eu achei no facebook da Marisa, dona do SRD Sig, muito legal a ideia! Qualquer dia eu posto a foto de um comedouro bem simples e muito útil que minha irmã fez para as Calopsitas dela.. -- só não posto hoje porque não tenho nenhuma foto da geringonça

*Opções de Brinquedos
A garrafa "pura" é uma boa para cães que gostam de brinquedo. Tem cachorro que gosta de qualquer coisa e tem cachorro que não. Lola é uma que gosta de qualquer coisa, mesmo a garrafa "pura" para ela é interessante. Se seu cão não gosta de qualquer coisa a opção abaixo pode ser uma boa:

"Uma outra opção, 'abrasileirada' é utilizarmos a boa e velha Garrafa Pet. Funciona da seguinte forma: Pegue uma garrafa pet vazia (de 600 ml ou menos para os cães pequenos e de 1L ou mais para cães médios e grandes), lavada e sem os adesivos do refrigerante e uma faca ou prego. Esquente a faca ou prego no fogo (tome as devidas precauções para não se queimar, segurando com uma toalha ou chave de fenda). Faça diversos furos na garrafa, um pouco maiores que o grão da ração do seu cachorro (de 8 a 10 furos). Nós utilizamos isqueiro tipo maçarico, comprado em tabacarias. Com eles o furo fica redondinho e é super fácil de fazer! Retire a tampa, coloque a quantidade de ração recomendada no pacote e ofereça ao cão.

Podem ser oferecidos também petiscos, como salsicha (cozida e de preferência sem corantes), queijo mussarela, bifinho paracães, biscoito para cães - todos cortados em pequenos pedaços. No início alguns podem apenas latir, outros ficam receosos e neste caso é melhor fazer uma dessensibilização da garrafa pet primeiro. O objetivo é que o cão consiga facilmente retirar a ração nas primeiras vezes, para que seja bem recompensado e não se frustre, desistindo da brincadeira. Ele irá rolar a garrafa com as patas e focinho. Se o cão latir demais ou começar a destruir a garrafa logo de início, pode ser que esteja difícil para ele. Aumente a quantidade e a largura dos furos.

Com o tempo ele irá ficar craque, e em pouco tempo já terá terminado a ração. Vá diminuindo a quantidade de furos aos poucos, em cada nova garrafa pet que fizer. Ao final de alguns meses, você estará oferecendo uma garrafa pet com um furo e com tampa. Nós também introduzimos mais uma dificuldade na utilização destes brinquedos, que é oferecer ao cão na grama. Ele precisa primeiro retirar a ração ou petisco e depois encontrá-lo na grama." -Trecho retirado do site da Tudo de Cão, o post que foi retirado esse trecho foi ESSE (Enriquecimento Ambiental - Parte II).

A sugestão acima é ótima para distrair o seu cão e é mais atrativo para cães que não são muito fãs de brinquedos, mas curtem muito uma guloseima. Para ser sincera ainda não testei a sugestão do petisco na garrafa, mas já testei brinquedos com essa mesma função (distrair o cão), que inclusive estão nesse mesmo post (Kong Tradicional, Kong Wobbler, Ossos...). Esse post do Enriquecimento Ambiental é pra-lá de legal, assim como todos os posts da Tudo de Cão, muito sugestivo e explicativo. Qualquer dia como eu falei lá em cima eu posto o potinho (potão, rs) simples e útil que minha irmã fez para as calopsitas dela.. Para reciclar basta ser criativo! Antes de finalizar o post, um lembrete importantíssimo:

SEMPRE supervisione o seu pet (PRINCIPALMENTE CÃES) quando ele estiver brincando com a garrafa. Muitos cães tem facilidade de destruir, se ele estiver destruindo (mastigando/roendo de forma que o objetivo seja destruir a garrafa) tire dele, porque pode ser perigoso (ao meu ver pelo menos). Se você quiser um brinquedo que sirva para distrair o seu cão fora de sua supervisão, sugiro que compre algum brinquedo mais seguro e feito especificamente para isso (inclusive no post do Enriquecimento Ambiental tem várias e ótimas sugestões).

4 comentários:

  1. Adorei seu post. Bem criativo e útil.
    Sofia é como a Lola, do tipo que brinca com qualquer coisa. Então é só jogar a garrafa lavada e sem adesivos para ela e pronto! Ela também brinca com pedras (não nunca comeu, só brinca de atirar pra lá e pra cá), frutas (ela raramente come, só brinca igual com as pedras mesmo), pão (as vezes dou pão pra ela, só como divertimento, porque ela fica horas e horas atirando ele para todos os lados...depois come e vai dormir), etc.
    Adoro cães "sem frescura", parece que são mais felizes, sei lá. Brincam com qualquer coisa e quando você não quer brincar com eles se divertem sozinhos! =)

    ResponderExcluir
  2. hahaha, eh verdade! Cães "sem frescura" é td de bom msm! Lola tbm fica brincando sozinha com alguns brinquedos xD É hilário ver ela brincando sozinha, mt divertido! haha

    ResponderExcluir
  3. Eu queria ter um cão "sem frescuras" (em outras palavras um border collie kkk).

    Aqui em casa nenhuma das minhas cadelas gosta de brincar, mas temos uma hóspede (a Bela) que agora a pouco estava no quintal brincando com a garrafa! Adoro cães assim!

    ResponderExcluir
  4. legal.. a Lilika tbm ama garrafas, e pra deixar mais legal eu furo a garrafa e coloco uns petiscos dentro, ai conforme ela vai brincando vai caindo os petiscos ai ela fica um tempão brincando até conseguir tirar todos os petiscos..bjs mari

    ResponderExcluir