Páginas

sábado, 24 de setembro de 2011

Help Me! #ProblemasComportamentais

Não sei como explicar como, nem quando isso aconteceu. Não tenho problemas com as minhas dogas com comportamento tanto em casa quanto na rua. Nunca tive problemas com elas com outros cães, pessoas, nada. A única das 3 que eu já tive problemas um dia foi a Lola. Ela antes parecia que não sabia andar na coleira, puxava como louca, tudo ela queria sempre estar na frente puxando. Hoje não tenho mais problemas com o 'puxar' na rua com ela, acreditem, o remédio para esse problema foi TOTALMENTE inverso ao que eu esperava que fosse e foi descoberto por acaso (para deixar com curiosidade os que não sabem como resolvi o problema vou deixar para contar em outro post!). Agora "recentemente" surgiu mais um problema e que eu queria ajuda de vocês para solucionar.

Eu nunca tinha visto um cão ter problema com uma raça específica (ou seria um grupo especifico?). Lola tem problemas com Whippets. Não sei se ela também tem problemas com Galgos, Borzois (...) enfim outras raças desses cães magrelos e de corrida. Aqui na minha rua tem uma moça que tem um casal de Whippet, os cães andam soltos e são simpáticos e mansos. Lola quando vê aqueles cães vindo na direção dela coloca o rabo entre as pernas e se o cachorro tenta cheirar ela grita e mostra os dentes (o que é suficiente para o cão se afastar). Não quero que esse comportamento continue, quero que ele suma ou pelo menos melhore muito. Ela não precisa passar a 'gostar' do cão, mas pelo menos manter a calma quando o cachorro chega perto dela e parar de ficar cheia de medo. Se conseguisse isso seria ótimo, se ela passasse a 'gostar' dos cães melhor ainda. Queria a ajuda de vocês para solucionar isso, tenho algumas possibilidades em mente mas queria saber o que vocês acham válido para melhorar esse comportamento dela e/ou o que vocês fariam se estivessem na minha situação. E ai, quem se habilita em me ajudar?
*
Foto daqui; linda foto por sinal, um super-click, momento 4 patas no ar!

3 comentários:

  1. Ju, tenho 2 cães anti-sociais com outros cães e já reparei que o comportamento muda quando estão sem coleira no momento em que encontram com outro cão. Tenta promover um encontro da Lola sem coleira com um dos whippets, numa área fechada e segura (dentro da entrada do seu prédio, por exemplo) pra ver se ela reage melhor.

    ResponderExcluir
  2. Tenho paixão pelos Whippets, e um dia terei um com certeza!
    Que esquisito a Lola agir assim com uma raça especifica, né!? Nunca tinha ouvido falar.
    Eu tentaria uma técnica do Cesar Millan que já me ajudou com a Sofia: sempre apresente ela da lado para os outros cães, pois de frente eles entram meio que em disputa (olhar com olhar não é uma boa coisa). Tente vira-la para eles a cheirarem (pode até parecer esquisito, mas assim ela terá que se render). E NUNCA grite ou altere seu estado mental e sentimental quando ela estiver perto de outros cães, pois ela iria sentir suas vibrações negativas e entraria em estado de alerta. Fique calma e feliz, tente dar petisco cada vez que ela se aproximar por vontade própria dos Whippets.
    Boa sorte, e espero ter ajudado!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas! Vou testar! O que eu tinha pensado em fazer foi ir pra rua com o clicker e um brinquedo. Cada vez que os cães chegassem perto dela chamava a atenção dela com o brinquedo e se ela obedecesse clicava e brincava horrores! Vou tentar todas essas opções, mais uma vez obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir